Apresentação do Cordel Jeito diferente de falar

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

GEOGRAFIA EM RIMA


Confira uma pequena amostra do cordel e adquira já o seu
na GEP Livraria.

Estudando Geografia
Seja em qualquer dimensão
Estado, País, Continente
Veja a localização
Pegue o mapa mundi
Tenha uma ampla visão.

Para localizar-se no espaço
Existem algumas questões
De dia observe o sol
E a noite as constelações
Nunca venha esquecer
Dessas orientações.

Vamos todos aprender
E a dúvida eliminar
Procure usar a bússola
Pra sempre se orientar
Pois em qualquer posição
Ao norte vai apontar.

Para construir a bússola
É bem fácil de montar
Com prato água e agulha
Com imã para imantar
Ponha sobre o isopor
Que ao norte vai apontar.

Elimine toda a dúvida
Não queira continuar
Tanto professor e aluno
Procure se orientar
Usando a rosa dos ventos
Pra direção encontrar.

Na rosa dos ventos vemos
Quatro pontos cardeais
Norte-sul, leste-oeste
Também os colaterais
Veja que também existe
Pontos subcolaterais.

Se na Geografia física
Você tiver sintonia
Verás que é importante
Estudar cartografia
Visualizar os mapas
Sabendo suas simetrias.

Em todos os mapas existem
É bem fácil de encontrar
Os dois tipos de escalas
Todos têm que apresentar
A gráfica e a numérica
Elas não podem faltar.

Através dessa escala
Podemos nos orientar
Tendo a noção de tamanho
Que os mapas vão apresentar
Por isso tenha atenção
Procure visualizar.

Ao analisar os mapas
Lembre-se que tem ficção
As várias linhas que vemos
É tudo imaginação
Sendo todas necessárias
Pra melhor compreensão.

Juarês Alencar Pereira.

39 comentários:

  1. estou trabalhando a literatura de cordel em minhas aulas de geografia e seu site é um otimo referencial pra tal aula. parabens pelo blog e muito sucesso

    ResponderExcluir
  2. nao achei o que eu queria mais ajudou bastante obrigada e muito susseso

    ResponderExcluir
  3. PARABENS O TRABALHO DE VCS É O Q POUCA GENTE CONSEGUE FAZER,ISSO É TALENTO PROSIGAM SEUS TRABALHOS ASSIM.
    valeu!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. amei tudo oque eu presisava

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Juarês,


    Desejo adquirir o cordel Geografia em Rima, quais são os procedimentos?
    Este cordel pode ser enviado em arquivo digital e em áudio?

    Feliz Ano Novo,
    Liliane

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Juarez! Sou professora de Geografia e vou copiar sua ideia.

    ResponderExcluir
  7. Quero comprar me manda as instruções. daxon_pa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Sou Rogério Rocha de São João do Cariri PB e estou com um projeto de cordel na escola em que trabalho. Sou cordelista e adorei esse tema, pois estou trabalhando com os alunos do sexto ano

    ResponderExcluir
  9. Eu amei esta poesia Juarês

    👏👏🎓🎇

    ResponderExcluir
  10. parabéns pelo trabalho Juarês,cordel excelente sobre a Geografia.

    ResponderExcluir
  11. Legal amei da pra mim fazer m3u trabalho

    ResponderExcluir
  12. Legal gostei do cordel
    Vai ajudar no meu trabalho
    Tá no meu livro da escola IPAC riscos e rabiscos

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    Amei o Cordel Geografia em rima.
    Como faço para comprá-lo?
    É possível reproduzí-lo em material impresso (sem fins lucrativos), com as devidas referências?

    ResponderExcluir
  14. Parabéns!

    Grata, foi de grande contribuição para mim

    ResponderExcluir
  15. Muito bom gostei bastante ate pq gosto bastante de Geografia

    ResponderExcluir
  16. Parabéns vou referendar aqui no meu projeto. Sucesso!

    ResponderExcluir
  17. Gosteii muito,ele pode ser usado como espaço geográfico?

    ResponderExcluir
  18. Eu gostei muito 🖒🖒🖒🖒🖒

    ResponderExcluir